O Projeto

O livro “Serra do Itapeti: aspectos históricos, sociais e naturalísticos” foi uma ideia que surgiu por meio de conversas com o Prof. Dr. Paulo Garcia (Universidade Federal de Minas Gerais). O trabalho foi organizado pelos professores Vitor F.O. de Miranda (UNESP/Jaboticabal) e M. Santina de C. Morini (Universidade das Mogi das Cruzes), que reuniram pesquisadores, principalmente da Universidade de Bráz Cubas e Universidade de Mogi das Cruzes, com projetos em andamento ou finalizados sobre a fauna e flora da Serra do Itapeti. Pesquisadores de outras áreas e de outras Instituições de ensino e pesquisa, com conhecimentos sobre a Serra do Itapeti, também foram convidados.

Os capítulos que compõe o livro, descrevem de forma acessível a biodiversidade da Serra do Itapeti e aspectos relacionados à história desse remanescente de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Todas as informações poderão ser usadas por Educadores Ambientais, professores e pelo cidadão de uma forma geral, para que possam ajudar na preservação deste rico patrimônio natural que fica no entorno, principalmente, do município de Mogi das Cruzes. Além de todas as informações que, pela primeira vez foram compiladas e levadas para o universo da sociedade, o livro traz um aspecto importante para o prosseguimento da geração de conhecimento, ou seja, a participação de muitos alunos de Iniciação Científica.